20110424 – Joao 20:1-9

João 20:1-9 –  Ele viu e creu  – ASSISTA O VIDEO NO FINAL DESTA PAGINA
Nos ultimos dias temos falado sobre a crucificacao de Jesus Cristo que entregou a si mesmo como sacrificio por nossos pecados, hoje, domingo de Pascoa, falarei sobre a ressureicao de Jesus Cristo.
Muitas pessoas tentaram durante seculos desacreditar a ressureicao de Jesus Cristo, alguns falam de ilusao coletiva, (Jesus foi visto por mais de 500 pessoas de uma so vez … uma ilusao de 500 pessoas?), dizem que o corpo foi roubado, ou que Jesus na verdade nao morreu na crucificacao!. O fato e’ que nem os Fariseus nem os Romanos tentaram desacreditar a ressureicao de Jesus Cristo. Hoje em dia fazer com que as criancas nao preste atencao para a relidade do ‘Cordeiro de Deus que tira o o Pecado do mundo” e trazem uma idea de lindos coelhinos como ovinhos de chocolate ou ovinhos coloridos que devem ser procurados nos quintal ou em parques.  
Quando vejo as criancas correndo com cestinhas na mao correndo para ver que chega primeiro no local onde os ovos estao escondidos e ter maior chance para descobrir os esconderijos primeiro e ficar com a maior quantidade de ovos, sempre me lembro do texto de Joao 20:1-9, convido a cada um de voces a entrarem nessa corrida por descoberta da verdade e vejamos o que voces irao descobrir juntamente com Pedro e Joao.
João 20:1-9
No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.
Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “
Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
( Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. )
Oracao!
No verso 9b temos “Era necessario que Jesus necessário dos mortos!”
A ressureicao de Jesus e’ o ponto central de nossa fe’, da mesma forma que nao podemos falar do amor de Jesus sem referenciarmos a cruz de Cristo, tambem nao podemos anunciar o evangelho sem levarmos en conta a base de nossa fe, “a ressureicao de Jesus Cristo”.
Paulo escrevendo aos Corintios, ressume a importancia da ressureicao em: I Corintios 15:12-19
“Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”
Peco a Deus que se voce nao tiver certeza sobre a ressureicao, que ao final dessa mensagem voce possa, Ver e creu no que aconteceu naquela manha de Domingo a quase 2000 anos atras.
A ressureicao foi anunciada no antigo testamento e tambem por Jesus, em 
Lucas 18, 31-33
“E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 
Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido;
E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará.”
Foi algo que os discipulos somente conseguiram entender 100% apos o o derramamento do Espirito Santo, quando por fim entenderam que a morte nao tem poder sobre os servos de Deus e a certeza de uma vida eterna, fez com que ele fossem fieis e fieis ate a morte, esa fe’ tao grande da igreja primitiva fez com que pessoas entendesse a que ressureicao so podia ser verdade uma vez que pessoas que morriam crucificadas, queimadas ou comida por leos no nas arenas romanas pela sua fe’, nimgum morreria louvando a Deus por uma mentira, aqueles cristaos do primeiro seculo, anunciavam o evangelho em silencia ou as vezes louvando no momento de suas mortes, e com isso muitos soldados e cidadoes romanos se converteram ao cristianismo.
João 20:1-5
1 No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.
2 Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “
3 Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.
4 Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
No verso 2 vemos o que Maria Madalena disse a Pedro e Joao: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! “
Em outras palavras ela anunciou a Eles que a pedra havia sido removida e que o tumulo estava vazio!
Ounvindo isso, muito provavelmente, tratando entender o que poderia estar ocorrendo, saui correndo, Joao vendo que Pedro se dirigia ao sepulcro, pensou a e disse vou tambem entao so dois comessaram a corrida (nao para pegar os ovinhos coloridos), mas para ver onde estava o corpo de Jesus.
Nos versos 4 e 5 constatamos tres pontos importantes
4 Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
Ponto 1 – No final, o mais jovem chegou primeiro 
Ponto 2 – De alguma forma Joao tinha certo receio natural que os sere humanos teem com respeito aos mortos ou fantasmas  “5 Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.”
Ponto 3 – Joao viu as faixas, para entender melhor essa passavem temos que ver que verbo foi usado para representar a expresao “viu”, nesse caso o verbo foi BLEPO  que quer dizer “ver”  ou “pensar cuidadosamente sobre o que voce esta vendo agora” , porem nao teve corragem de entrar e ficou ali pensando ate que Pedro chegasse
Pedro chega ao Tumulo
Muito provavelmente Pedro chegou e perguntou para Joao, “E ai, o que voce acha?” E ele respondeu eu nao sei, so vejo as feixas de linho, mas a tumba esta vazia! – com essa resposta, Pedro que nao era muito paciente, nao pensou duas vezes e entrou no na tumba, ele tinha que saber o que havia acontecido com o cordo do mestre!
João 20:6-7
A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,
bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
Una vez la dentro pero viu as faixas de linho tal como Joao, mas nesse caso, o verbo usado para expresar “viu”  foi Theoreo, que quer dizer ver e pensar a respeito, montar uma teoria com base naquilo que ele estava vendo … mas o que ele viu?
1 – Viu as faixas de linho. 
    • As faixas de linho estavam la, bom se fosse um roubo de corpo, com certeza levariam o corpo com as faixa de linho  … algo esta muito estranho aqui
2 – Viu o lenco que estivera sobre a cabeca de Jesus. (soudarion= lenço)
    • O lenco ficou la tambem, se foi um roubo de corpo ou se Jesus na verdade houvesse desmaiado e acordado na tumba, porque ele teria saido sem roupa alguma?
3 – Viu que o lenco estava dobrado à parte
    • O lenco estava dobrado, ali tinha algo de Jesus, porque o lenco foi colocado dobrado, quem fez isso nao tinha muita pressa mesmo sabendo que havia soldados romanos na porta essa pessoa teve tempo e calma para dobrar o lenco e colocar na cabecera. Porem, depois de 3 anos vivendo com Jesus sera que aquela atitude poderia representar algo para Pedor, Jesus era super organizado? As pessoas vem sua organizacao e dizem, bom … tal pessoa passou por aqui .. esse estudo dara muito trabalho para alguns … porem se temos que seguir um exemplo, Jesus debe ser o exemplo.
4 – Separado das faixas de linho
    • Agora vemos algo que deixou Pedro muito mais confuso, como poderia ser que alguem tivesse retirado o corpo de dentro das faixas sem desamarrar as faixa? O verbo grego usado foi Entulisso quer dizer enfeixado .. Era como se ali houvesse um casulo, um involucro … sem corpo nenhum dentro … isso seria um milagre? 
Enquanto Pedro montava suas teorias … Joao decidiu entrar tambem na tumba.
João 20:8
Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.
Agora Joao vendo a situacao mais de perto, o lenco dobrado, as feixas intactas tal como o corpo havia sido deixado, sem sinal de roubo ou sem a necessidade de rasgar as faixas de linho para retirar o corpo ou ate mesmo para que Jesus saisse caminhando (Lembremos de Lazaro que saiu como uma mumia a as pessoas tiveram que retirar as faixas dele) Com Jesus foi diferente, Lazaro voltou a viver mais morreu novamente, com Jesus nao foi assim Ele nunca mais terar que morrer e gracas a isso nos, os salvos tambem podemos ter a acerteza que viveremos para sempre. Creio que todas essas coisas vieram a mente de Joao que definitivamente viu alem de Pedro, o verbo grego aqui para representar “viu” e’ Eldo que quer dizer, entender, compreender, ver alem, tudo ali apontava para que verdadeiramente algo miragloso havia ocorrido aind que e ele nao entendesse bem porque! notemos o verso 9
João 20:9
 ( Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos. )
Os discipulos foram entender o sigunificado de ressureicao para valer depois da festa de pentecostes, quando puderam lembrar de tudo que Cristo lhes havia ensinado.
Hoje nao temos mais desculpas, temos a biblia e podemos entender melhor o plano de Deus para salvar o pecador perdido, porem lhe pergunto …
Nao e’ mais uma questao de escolha, porque quando comecei a mensagem disse que voce entraria de uma corrida, nao para descobrir onde esta o ovo colorido, mas para descobrir onde foid parar o corpo de Jesus.
Imagine que voce esta agora diante do tumulo de Jesus. Voce pode ver alguma coisa? 
Quando voce olhou voce viu alguma coisa?
Uma vez que voce viu (mesmo que tenha sido o tumulo vazio), voce refletiou sobe o que voce viu?
Uma vez que voce refletiu, voce entendeu e tera que tomar uma decisao. 
A tumba esta vazia, Jesus ressucitou. O que voce ira decidir no dia de hoje, voce  vai acreditar no que seus olhos viram e sua mente e seu coracao revelaram para voce? ou voce simplesmente vai deixar para otra hora?
Se quizer deixar para ultima hora ou precisa de prova maior, vejamos o exemplo te Tome … aquele que so acredita vendo!
Vejamos o que aconteceu com Tome e o que Jesus tive para ele, em Joao 20:25-29 vemos
Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! ” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “
E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.
Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu! “
Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.
Se voce pode ver a Jesus ressucitado, pelos olhos da fe’ atraves dessa mensagem, faca como Joao, creia e confesse a Jesus como seu Senho e Salvador.  Ele viu e creu
Jesus disse a tome “Pare de duvidar e creia”, voce na ressureicao de Jesus?  
Se voce crer Jesus, e deseja aceitar a Jesus como seu salvador, faca essa oracao comigo.
Feliz Pascoa 2011.
 
Video Parte 1
Parte 2
Parte 3

Parte 4

Deixe um comentario!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s